um casamento, um amor e um livro

texto escrito por Sara Leão

Preparei-me para ler sobre casamento e, eventualmente, sobre o amor.

Preferi a contenção de Mathilde à luz do seu companheiro e globalmente amado Lotto. Mas, antes de mais, a contextualização. Lauren Groff estruturou Destinos e Fúrias em dois volumes, que acabaram unidos no mesmo livro. Cada um deles remete para uma personagem – Lotto e Mathilde. Cada (quase) meio livro escuta as vozes das figuras mitológicas convidadas para a cena: primeiro, a das tecedoras de destinos de deuses e humanos, as Moiras, e depois, as guardiãs de vinganças e castigos, as Fúrias.

Continuo a ter apenas um vislumbre do que é o casamento, do amor percebo saudavelmente muito pouco, mas cada vez sei melhor o que não é.

Preparei-me para ler sobre casamento e, eventualmente, sobre o amor. Ler é um processo de aprofundamento do pouco que sabemos sobre alguma coisa, por isso, sempre gostei muito de ler. Vão-se despindo camadas de ignorância, percebe-se menos, mas de forma mais astuta e precisa. Continuo a ter apenas um vislumbre do que é o casamento, do amor percebo saudavelmente muito pouco, mas cada vez sei melhor o que não é.

Lauren Groff certamente também gosta de ler e de acumular referências, prontas a tomarem a forma de romance: ecos de tragédia grega, o que delimita a tragédia da comédia, como se intersecciona o presente com a mitologia clássica. Onde assenta a identidade, oh, ser tão definido como um mito. Aqui e ali, algum Freud.

A forma caricatural, veloz, como Mathilde surge na segunda parte do livro, nas “Fúrias”, reforça a personagem traçada na primeira, por oposição a Lotto. Sempre por oposição e em dualidade. É um casamento, um amor e um livro que funciona, mas sempre em antagonismo, há que abandonar desde logo a ideia de igualdade. As histórias dos dois, na narrativa de cada um, são feitas de silêncios e omissões, que decorrem lado a lado. Há justiça? Há privilégios, exploração de vulnerabilidades, dependência e o desejo, que tudo une.

Estou tentada a reler Destinos e Fúrias na versão original, em inglês, dadas algumas derrapagens graves de tradução. Ainda assim, a linguagem sobrevive. Lauren Groff é a escritora artífice, que, às vezes, se apaixona pelo que cria e acaba por polir demasiado certas peças. Chamam-lhe escritora ambiciosa.

«O coração de Mathilde era amargo, vingativo e rápido. [Verdade.]

O coração de Mathilde era bondoso. [Verdade.]».

Destinos e Fúrias são páginas cheias de socalcos, de palavras que são boas.

Destinos e Fúrias de Lauren Groff está disponível na LIVRARIA da Confraria Vermelha Livraria de Mulheres»» caso o meu texto tenha despertado o teu interesse, deixo-te um pequeno presente: Código de desconto fúria

Anúncios

One thought on “um casamento, um amor e um livro

  1. Pingback: Destinos e Fúrias | Lauren Groff –

A tua opinião é importante

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s