O quarto próprio 2019

As manhãs de 1 de Outubro são sempre especiais…

Há livros que nos sussurram coisas ao ouvido, sussurram-nos segredos e depois surpreendem-nos quando descobrimos que esses segredos são demasiado ruidosos, que já habitam a nossa vida há algum tempo. 

Acho que Um quarto só para si é algo assim, como um segredo partilhado em voz alta, bem alta! E tenho a sensação de que isto acontece não porque Virginia Woolf nos conte segredos que nos proporcionam luz, mas porque nos ajuda a retirar a venda dos nossos olhos; não porque estes segredos iluminem, mas sim porque empoderam o olhar. 

Quando pensei em celebrar o 90º aniversário deste livro em simultâneo com o 4º ano da livraria o meu corpo emocionou-se e, rapidamente, comecei a pensar no que poderia tecer junto com outras companheiras de vida e leituras. Este livro é muito importante para mim, e sei que é muito importante para muitas leitoras que fazem parte da vida da Confraria. É um livro que funciona de várias formas distintas, mas que têm uma coisa em comum: todas essas formas são interruptores de consciência.

Estou a escrever estas linhas e confesso que estou a sorrir e estou nervosa. Um quarto só para si foi desde sempre um ponto de partida e de inspiração na criação da Confraria Vermelha Livraria de Mulheres, é fascinante pensar que, quase um século depois, este livro continua tão presente nas nossas vidas, motivando-nos a criar quartos próprios partilhados. Parece contraditório, mas não é! Ao longo destes 4 anos fui vendo como fomos (e vamos) criando projetos/quartos próprios que terminam por nutrir e acompanhar o espaço coletivo e a aliança entre pessoas (espalhando sororidade e mimos, “se não há mimos não é a nossa revolução”).  

O meu quarto próprio, a partir do qual imaginei a Confraria, ali onde li Um quarto só para si, foi a origem deste quarto próprio que partilhamos há 4 anos, a Confraria Vermelha Livraria de Mulheres. Um espaço onde partilhamos livros, empatia e intimidade.

Principalmente empatia e intimidade. A empatia e intimidade que habitam aquilo que sentimos, que fazemos, que pensamos e dizemos sozinhas, contigo e com todas as pessoas que consideramos parte essencial das nossas vidas. 

A empatia e a intimidade não são ou não deveriam ser sentimentos da esfera privada, pois transcendem a ideia de propriedade. Na Confraria acreditamos que o privado deve romper-se, abrir portas e janelas e dar espaço-tempo àquilo que nos pertence realmente, os nossos corpos, sujeitos de poder que se movem no espaço. É no espaço-corpo que temos criado nestes 4 anos deste espaço-livraria, neste lugar precioso que é o corpo (como imagem, como nome, como multiplicidade) que construímos as nossas liberdades de ser o que cada corpo sentir. 

Sinto-me, sentimo-nos agradecidas por estes quatro anos, quatro anos pensando juntas sobre o que significa hoje este quarto próprio, quais as demandas e as possibilidades que temos hoje, quatro anos criando juntas momentos de resistência através da leitura, da empatia, da música, do apoio, do teatro, do abraço, da escrita… Quatro anos nutrindo um espaço onde vamos quebrando a barreira entre o público e o privado, onde construímos rede, onde criamos espaço-tempo próprios. 

Precisamos visões do mundo diferentes das já narradas, as mulheres têm de escrever. E este era, e continua a ser, o propósito de Um quarto só para si.

Celebração
4º Aniversário da Confraria Vermelha Livraria de Mulheres
Atividades Outubro 2019

[calendário de eventos em actualização]

15 de Outubro Oficina
A Representação Da Mulher Na Literatura árabe: Joumana Haddad e Fatma Mernissi + informação

19 de Outubro Roda de Leitura Feminista 16h
livro: Um quarto só para si de Virginia Woolf
+ informação

20 de Outubro “(Ex)posição”  17H
Intervenção site-specific na vitrine e mostra de desenhos  de Manuela São Simão
+ conversa com a artista e convidades
Brevemente + informação

24 de Outubro Leitura Coletiva 
90 anos de Um quarto só para si de Virginia Woolf e 4 anos de Confraria
Brevemente + informação

30 de Outubro Oficina 
A Revolução das Flâneuses
+ informação

31 de Outubro Clube de Leitura 21h
livro: A Maldição de Hill House de Shirley Jackson
Brevemente + informação