Oficina A literatura e a minha mãe

A literatura e a minha mãe
Oficina de literatura, astrologia e feminismo

“A literatura e a minha mãe” é uma oficina de leitura e escrita para explorarmos a relação entre mães e filhas através da literatura, da astrologia, da (auto)crítica feminista e da escrita (auto)biográfica.

Procuraremos criar uma linguagem própria, uma linguagem que não seja um empréstimo, uma linguagem não mimética nem submissa.

A relação entre mães e filhas nunca foi um tema universal na literatura. Temos exemplos de mães inesquecíveis, mas é pouco habitual encontrar na literatura narrativas onde o eixo central seja a complexa relação carregada de altos e baixos de amor e de raiva, de ódios e de desculpas infinitas, e também da muita ternura que marca a nossa vida quotidiana.

A PROPOSTA

  • Explorar textos literários, procurando referências diversas de relações mãe(s)-filha(s);
  • Criar, em conjunto, uma “linguagem materna”, que nos permita (en)cont(r)ar-nos nas palavras;
  • Usar a astrologia como estimulo criativo para criar a própria narrativa.

Para quem está pensada-sentida a oficina?

– Para pessoas curiosas que gostam de ler na diagonal, de trás para a frente, nas entrelinhas e de todos os jeitos possíveis, e às vezes também escrevem ou gostariam de experimentar a escrita como outra forma de leitura;

– Para pessoas que sentem curiosidade sobre as luzes e as sombras nas relações entre mães e filhas e de como estás se plasmam na literatura;

– Para pessoas que experienciam através da pele, dos ossos e do sistema circulatório as vivências deste tipo de relação: mães, filhas ou filhas-mães.

número mínimo de participantes: 3
número máximo: 5

Duração 3h
Preço 30€
26 nov. 19h – 22h
BREVEMENTE DATA DA 2ª EDIÇÃO

organização: Livraria Confraria Vermelha
Orientadoras: Sara Leão & Aida Suárez

Inscrições Abertas até dia 22 de Nov. 
livrariaconfraria@gmail.com