Gostas de ler? Christina Branco

Foto de Christina Branco.
Fonte da foto
A Christina Branco parte da nossa comunidade e do clube de leitura e quisemos conhece-la melhor e descobrir os livros que lê. Aqui fica o que descobrimos!
Existe um livro que já leste várias vezes e vais continuar a reler?
Nos últimos anos não tenho relido muitos – ou melhor, de vez em quando pego em livros preferidos e releio certas passagens, mas não releio de capa a capa. Fazia mais isso na adolescência quando não tinha acesso a tantos livros e precisava de ler vorazmente, qualquer coisa servia, até mesmo o que já tinha lido.
Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
 Ui, tantos! Tentei várias vezes ler a Bíblia porque considero que quer se queira ou não é um dos, senão o, livro mais marcante da história: o resultado é que já li imensas vezes os primeiros dois livros e o resto já lá vai… Outro é o Ada ou Ardor, do Nabokov – é mesmo muito fácil perder-se e não é tão conciso e concreto quanto o Lolita. Os meus sinceros parabéns a quem tenha acabado o Ada. O último livro das Crónicas de Gelo e Fogo do George R.R. Martin também está na minha mesa de cabeceira a apanhar pó. Talvez se ele der data de lançamento para o 7º livro eu ganhe uma nova energia para o acabar.

Que livro gostarias de ter lido mas que por algum motivo nunca leste?

 Considero uma séria falha minha nunca ter lido Tolkien. Tenho inclusive duas cópias d’O Senhor dos Anéis que me ofereceram em adolescente mas abria, lia as primeiras páginas, não me interessava, fechava.

Que livro leste e que cuja cena final jamais conseguiste esquecer?

  Se me virem “na lua”, é porque provavelmente estou ainda a pensar no fim da tetralogia napolitana da Elena Ferrante.
Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se sim, qual os livros que lias?
Lia tudo o que houvesse para ler. Lia caixas de cereais, lia rótulos de champô, lia o Expresso, lia livros do António Lobo Antunes do meu pai e não percebia nada. Não me lembro de não saber ler. Gostava muito de uns livros sobre uns gnomos e animais da floresta (Contos da Floresta? penso que era assim que se chamavam) que tinham ilustrações lindissimas, popularam imenso o meu imaginário. Depois a série Harry Potter, apesar de hoje reconhecer as falhas a nível de trama, foi fundamental para eu ler livros mais compridos e escolher eu própria os livros que queria ler.

Indica alguns dos teus livros favoritos?

 Em nenhuma ordem particular: Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez; a tetralogia Napolitana de Elena Ferrante; O Padrinho de Mario Puzo, A Campânula de Vidro e  os diários de Sylvia PlathHons and Rebels, de Jessica Mitford.

Em que línguas gostas de ler?

 Uma das minhas línguas maternas é o inglês e se o livro for originalmente escrito nessa língua prefiro-o assim. Ando a tentar ler mais livros da lusofonia. Quanto aos livros escritos nem em inglês nem em português, é o que der mais jeito. Talvez livros escritos em espanhol e italiano também façam mais sentido em português.
Tens hábitos ou rituais de leitura?
 Leio essencialmente na cama, antes de adormecer, e em transportes públicos. Se estiver de férias na  praia chego a ler um livro por dia.

Tens conta no goodreads?

 Tenho sim!
Que livro estás a ler?
Lonely Hearts Hotel, de uma autora canadiana chamada Heather O’Neill.
Indica 10 escritoras que gostavas que respondessem a estas perguntas?
Vai ser necessário o jogo do copo porque muitas já não estão entre nós, mas:
Sylvia Plath,
Jessica Mitford,
Clarice Lispector,
Han Kang,
Elena Ferrante,
Sue Townsend,
Adília Lopes,
Shirley Jackson,
Agustina Bessa-Luís,
Marjane Satrapi.

A tua opinião é importante

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s