Quando comecei a regar as 3 sementes rapidamente percebi, que a minha atitude como jardineira humana também precisava de uns pozinhos de pirlimpimpim especiais:
coragem, (com)paixão e conectividade.
“A coragem é um hábito, uma virtude: obtém-se coragem através de actos corajosos. É como quando aprendemos a nadar nadando. Aprende-se a coragem 'corajando'. Mary Daly
Quero – vos apresentar as minhas professoras de Jardinagem Humana durante estes meses de gestação de uma Livraria de Mulheres.
Mas não se esqueçam, que esta gestação ainda não terminou, e as escritoras ainda precisam da vossa ajuda para fazer acontecer.
Professora: Virgina Woolf
Disciplina: Coragem
Para esta aventura de livros e mulheres, que começou com o semear de três pequenas sementes, precisava e preciso de coragem. Mais concretamente da coragem banal e não da coragem heróica.
Aprendi o que era a coragem banal lendo Virginia Woof. As suas obras de ficção estão cheias de coragem banal não só nas suas personagens mas na sua intrepidez em lhes dar vida através da literatura. A ficção de Woolf foi arriscada e ousada no seu tempo. E o que dizer dos seus ensaios!
Virginia Woof é pura coragem literária.
“A raiz da palavra «coragem» é cor – termo latino para «coração». Numa das suas formas primitivas, a palavra «coragem» tinha uma definição muito diferente da que tem hoje. Inicialmente, coragem significa «Dizer o que se pensa revelando tudo o que vai no coração». Com o tempo, esta definição mudou e, hoje, a coragem é mais um sinónimo de heroísmo. Ser-se heróico é importante, e sem dúvida de que precisamos de heróis, mas creio que nos esquecemos de falar aberta e honestamente sobre quem somos, sobre o que sentimos e sobre as nossas experiências (boas e más) é a definição de coragem. A «coragem banal» prende-se com pôr em causa a vulnerabilidade. No mundo de hoje, isso é muito fora do vulgar.” Brené Brown.
Para enriquecer e motivar a nossa coragem banal aqui fica uma selecção das obras de Virginia Woolf e uma desconto caso sintam curiosidade de mergulhar em alguma das suas obras durante este mês de Agosto ;)
Um abraço da vossa livreira ;)