Que escritoras alemãs conheces?

Aproveitando a recente tradução e lançamento do livro FORA DE SI da escritora Sasha Marianna Salzmann vou partilhar contigo, um pouquinho de literatura alemã escrita por mulheres.

Começo por mencionar a escritora Sasha Marianna Salzmann, nasceu em Volgogrado em 1985 e cresceu em Moscovo.
Em 1995 emigrou com a sua família para a Alemanha, onde estudou Literatura, Teatro e Comunicação na Universidade de Hildesheim e Escrita Criativa para Palco na Universidade das Artes de Berlim. Publicou poemas e contos enquanto estudante em várias revistas e foi ela própria co-fundadora do jornal Freitex, que editou durante alguns anos. O seu romance Fora de Si foi agora traduzido para português.

Uma das dificuldades em recomendar escritoras alemãs ou influência alemã a pessoas que não dominam o alemão, é que a escrita alemã, e concretamente a produzida por escritoras, não tem encontrado uma acolhida justa no mercado tradução/editorial português.

Basta pensarmos em Sibylle Berg, por exemplo. Alemã naturalizada suíça, a escritora é uma das presenças mais constantes da vida cultural, não apenas por meio dos seus  livros como também pela sua coluna na revista Der Spiegel. É uma das autoras mais mordazes da literatura alemã contemporânea e alcançou quer o sucesso da crítica como do público com o seu primeiro romance, Ein paar Leute suchen das Glück und lachen sich tot (Algumas pessoas procuram a felicidade e morrem de rir, 1997).

Resultado de imagem para Inge Müller
Inge Müller (1925-1966)

Outras escritoras ainda precisam ser vistas pela sua própria luz, e não sob a sombra de um homem. O caso mais gritante é o de Inge Müller (1925-1966), ex-mulher de Heiner Müller, que chegou a escrever com ele as primeiras peças, tendo a sua coautoria apagada em edições subsequentes.

Resultado de imagem para Inge Müller
Herta Müller

As escritoras vivas mais conhecidas hoje serão com certeza as duas vencedoras do Nobel nas últimas décadas: a austríaca Elfriede Jelinek, em 2004, e a romena de nascimento Herta Müller, em 2009. Jelinek ainda é uma figura controversa, mas Müller tem acolhida de estrela por onde quer que passe. São duas das figuras mais fascinantes da literatura em língua alemã nos dias de hoje.

Resultado de imagem para Aglaja Veteranyi
Aglaja Veteranyi (1962–2002)

Mas há outras autoras interessantíssimas que precisam ser mais conhecidas, tanto na Alemanha como em Portugal. Há figuras de culto, como a também romena de nascimento Aglaja Veteranyi (1962–2002), naturalizada suíça, um dos seus livros mais destacado é Warum das Kind in der Polenta kocht (Porque a criança cozinha na polenta, publicado originalmente em 1999). Ainda na Suíça, mencionaria Mariella Mehr, poeta e romancista nascida em Zurique em 1947, que é do povo ieniche, a terceira maior etnia nómada da Europa. A etnia sofreu perseguições por parte do governo suíço, sendo que a própria autora foi tirada da mãe, ainda bebé, e entregue a várias famílias e institutos. O mesmo ocorreu ao filho dela, que nasceu quando Mehr tinha 18 anos. Essas experiências marcaram profundamente o seu trabalho.

Na Alemanha, muita literatura tem saído da pena de mulheres como Odile Kennel, Monika Rinck, Nora Bossong e Carolin Emcke. Esta última recebeu no ano passado o Prémio da Paz do Comércio Livreiro Alemão, fazendo um discurso de agradecimento em defesa dos direitos humanos e abordando temas como a homossexualidade e o debate sobre o véu islámico. O discurso teve grande repercussão na Alemanha, ao atacar a tentativa de pseudo religiosos e dogmáticos nacionalistas de difundir uma doutrina de um povo homogéneo, de uma única religião verdadeira, de um único tipo natural de família e de uma nação autêntica.

Pensando em todas as escritoras que produzem em língua alemã criamos a estante Literatura Alemã na nossa livraria online onde podes encontrar obras escritas na língua alemã e que foram traduzidas para português. Caso sejas uma das leitoras, ou leitor, afortunada de dominar o idioma alemão podemos encomendar os teus livros nas edições alemãs.

 

texto escrito por

Anúncios

A tua opinião é importante

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s