Ifemelu, a personagem que é difícil sair da nossa cabeça.

Arquivo de Personagens Femininas

Personagem:  Ifemelu
Livro: Americanah
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie

Dizem que há romances que contam uma grande história e romances que mudam a forma como vemos o mundo. Chimamanda Ngozi Adichie consegue as duas coisas com este romance brilhante e acessível. Americanah é uma história de amor, é um relato de sonhos desfeitos e outros alcançados com os quais toda uma geração certamente se pode sentir identificada, e é também uma aguda análise sobre a descriminação e o racismo mais evidente assim como o escondido em hábitos quotidianos.

Americanah - Chimamanda Ngozi Adichie
 comprar o livro»»

 

É um romance de momentos e realidades duras mas ao mesmo tempo é uma leitura divertida, com personagens reais e sedutoras para quem lê, principalmente o furacão Ifemelu, uma personagem difícil de sair da nossa cabeça. Está cheia de defeitos e virtudes,  é divertida, directa e inteligente; as mesmas qualidades pelas que se destaca também este romance. Não tenho qualquer tipo de reservas em recomendar a sua leitura. O desenvolvimento de Americanah gira em torno dos motivos que fizeram Ifemelu voltar ao seu país. As razões para essa acção são apresentadas sem pressa: o andamento da narrativa se dá pela memória de Ifemelu, de forma não-linear

Foi num dia ensolarado de julho que Ifemelu parou de forçar um sotaque que não tinha. Aconteceu logo após ouvir a um funcionário de telemarketing dizer-lhe que a sua voz soava tal qual uma americana – “nem parece que você mora há apenas três anos nos Estados Unidos!”

A frase do rapaz era em tom de elogio e os parabéns indicavam que Ifemelu devia ter alcançado alguma vitória particular. Na verdade, serviram mais para irritá-la do que para fazê-la feliz. Se não fosse pela decisão daquela manhã, Ifemelu voltaria à Nigéria como uma americanah.

O termo, quase um homônimo da língua portuguesa, é pejorativo: representa a adequação aos padrões americanos, bem como as consequências geradas a partir disso – afetações e maneirismos no sotaque, negação da língua nativa, mudança de costumes e hábitos. No romance de mesmo nome, escrito pela autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, a palavra aparece pela primeira vez em referência a uma menina que viaja para os Estados Unidos. “Voltará uma tremenda americanah”, dizem as suas amigas.

Ifemelu, decide renegar o uso do sotaque americano e quando toma essa decisão também recorda como foi a chegada aos Estados Unido e como descobriu o impacto da raça e de suas consequências baseadas em estereótipos o que lhe causava certo estranhamento – tanto quanto a maneira exótica como outros personagens a veem. Num dos posts do blog que escreve, Ifemelu descreve o que chama de “tribalismo americano”, tentando entender por que é que um judeu sofre preconceitos no país se a sua pele é branca. “Quanto mais tempo vocês passarem aqui, mais vão entender”, conclui.

É um livro assumidamente político. Trata-se de uma genealogia dos costumes das sociedades americana, britânica e nigeriana nas suas mais variadas acepções: nas duas primeiras, o racismo é o ponto forte a ser discutido; no caso da terceira, as lembranças de Lagos, capital da Nigéria, e o estranhamento com que Ifemelu retorna ao país (invariavelmente, mais americanah do que desejava) após viver nos Estados Unidos por mais de uma década. Em Americanah, Ifemelu e o racismo assume sem pudores o seu papel de protagonista.

Com Ifemelu ficamos alerta para o risco de nos tornarmos reféns de estereótipos, de narrativas únicas sobre determinados povos assim como a não esquecermos que nada é apenas aquilo que parece.

 Queres colaborar no Arquivo de Personagens Femininas?

Texto escrito

 

Anúncios

A tua opinião é importante

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s