Tentar dar um sentido ao mundo que não joga a nosso favor.

 

Uma história de mulheres inverosímeis, envolvidas em circunstância que vão além do seu controlo e que tentam dar um sentido ao mundo que não joga a seu favor.

Antes de começar a falar sobre este livro, tenho que fazer um aviso, “Estamos Todos Completamente Fora de Nós” tem um segredo que não pode ser revelado. Alerto sobre isto caso tenham como hábito (eu tenho) de ler a última página do livro quer seja ao começar quer seja quando vão pela metade porque não conseguem controlar a vontade de saber o que vai acontecer as personagens. Sei que este hábito pode parecer estranho mas quem o tem, afirma que não lhe retira o prazer da leitura dos acontecimentos anteriores ao final. Cada uma com seu hábito de leitura ;)

Contudo é um hábito arriscado que pode não funcionar com todos os livros. Com “Estamos Todos Completamente Fora de Nós” não funciona, por isso se têm o mesmo hábito do que eu, não o façam. E também não leiam as sinopses porque correm o mesmo risco.

É necessário, começar a leitura completamente às cegas, ignorando por completo o que vai acontecer ao longo das suas páginas. Insisto, é completamente necessário controlar a curiosidade de saber o desfecho para poder compreender o que Karen Joy Fower nos querer contar. Por isso vou continuar este texto tentando não desvendar (spoilar) nenhum acontecimento, mesmo assim, considero necessário deixar claro que continuar a leitura deste texto é uma responsabilidade unicamente vossa.

As personagens deste romance são um exemplo cru das relações entre irmãs e de como a sociedade valoriza de forma diferente as nossas vidas, categorizando-nos em diferentes grupos e dizendo-nos o que é e o que não é correcto para nós.

O livro de Fowler é uma obra cujo título não sei se é o mais acertado mas não me vou centrar nisso agora. A universitária Rosemary é a protagonista de “Estamos Todos Completamente Fora de Nós”, é uma jovem que fala pouco e que a partir de um primeiro incidente que envolve a polícia, nos desvela a história da sua particular família. “Estamos Todos Completamente Fora de Nós” é uma história de mulheres inverosímeis, envolvidas em circunstância que vão além do seu controlo e que tentam dar um sentido ao mundo que não joga a seu favor.

As personagens deste romance são um exemplo cru das relações entre irmãs e de como a sociedade valoriza de forma diferente as nossas vidas, categorizando-nos em diferentes grupos e dizendo-nos o que é e o que não é correcto para nós, com base em características que fogem totalmente ao nosso controlo. A hipocrisia deste mundo e a luta de Rosemary por (sobre)viver fazem com que a leitora e o leitor que chegue ao fim deste romance repense a sua própria (forma de)  vida.

Não somos a Rosemary, e não somos a Fern, mas elas são cada uma de nós cada vez que estivemos atrapadas em circunstâncias injustas, elas representam o desespero de uma vida escolhida por pessoas completamente alheias as suas circunstâncias. A mensagem do livro… ufff! É impossível falar dela sem escorregar no temido spoiler mas vai permanecer em vocês muito depois de terem virado a última página. Este romance é daqueles que só comentamos e falamos sobre ele tempo depois de o ter lido, depois de termina-lo precisamos de tempo para integrar a sua leitura e perceber o impacto que teve em nós e quando percebemos esse impacto percebemos também que começamos a olhar as outras vidas como o que elas realmente são.

A sua leitura é altamente recomendável se não tivermos medo de começar a olhar para o mundo como ele é realmente.

 ✄ “Estamos Todos Completamente Fora de Nós”  está disponível na LIVRARIA da Confraria Vermelha Livraria de Mulheres caso o meu texto tenha despertado o teu interesse, deixo-te um pequeno presente, um desconto 5%  e portes gratuitos ♥

Anúncios

A tua opinião é importante

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s