A importância de se conhecer Alison Bechdel

Alison Bechdel é uma escritora de novela gráfica/BD, conhecida também por ter criado o teste de Bechdel, a partir de uma das tiras de Dykes to Watch Out For.

E eu conheci Bechdel precisamente, através do teste, o cinema junto com os livros são a minha paixão. Como estava a começar a minha aventura nos mundos da Novela Gráfica/Banda Desenhada  achei que Fun Home (2006) podia ser um bom começo.

Fun Home  conta a história da sua família disfuncional: o pai, que mantinha um duelo com a própria sexualidade, a mãe, que tentava manter as aparências e os processos mentais e de crescimento de uma adolescente lésbica.

A história é assumidamente autobiográfica.

É uma novela gráfica densa com uma estrutura muito característica de Alison Bechdel, autora demorou 7 anos para terminar o livro.

Se acham que as Novelas Gráficas não são literatura, bom, sugiro que leiam Alison Bechdel e tenho a certeza que automaticamente vão mudar de ideia :)

Em 2012 Bechdel lança outra novela gráfica, também bastante densa, desta vez o tema central é a relação complicadíssima com a mãe. Are You My Mother

Gostei bastante, porque ao igual que Fun Home, Are You My Mother? é autobiográfica para além de falar sobre o processo de escrever o próprio livro que estamos a ler. É delirante!

Mas a cereja no topo do bolo (para mim) é…

DSC03526

THE ESSENTIAL DYKES TO WATCH OUT FOR 

As protagonistas desta história – sim, é uma história longa que mistura a crónica de opinião e o romance vitoriano como diz Bechdel – são um grupo de amigas quase todas lésbicas, que moram numa cidade norte-americana desde a década de 80 até aos anos 2000. Todas vivem coisas, muitas coisas. Juntam-se, separam-se, zangam-se, fazem as pazes, saem do armário e voltam a sair do armário, crescem, amadurecem e tudo isto acontece quase em simultâneo com as mudanças e ritmos de vida da mão que desenha e dá vida a estas personagens: Alison Bechdel.

Ironia, autocrítica, realismo, humor, drama, paixão, política, psicologia e uma mão generosa de feminismo são alguns dos ingredientes que podemos encontrar nas aventuras destas heroínas que nos servem de reflexo de uma sociedade e de umas circunstâncias concretas tal como fizeram Jane Austen ou  Edith Wharton com Orgulho e Preconceito ou a Idade da inocência.

Eu diria, que é um livro imprescindível para tapar qualquer lacuna na nossa tolerância,  Dykes to Watch Out For deveria ser lido por todas as pessoas do mundo, mundial ✪‿✪, recomendado nas escolas e fazer parte da bibliografia de qualquer sociedade do século XXI.

Por favor, leiam!!!!

Anúncios

2 thoughts on “A importância de se conhecer Alison Bechdel

A tua opinião é importante

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s