9º mês de gestação

O último mês de gestação desta projecto livreiro e activista: Preparando-me para que o nosso quarto próprio seja uma realidade!

Nervos. Emoção. Ataques de histeria e bipolarismo existencial. É o que acontece quando depois de 8 meses de intenso trabalho, vês que entras no último mês  de gestação e falta pouco para que a cortina suba e o Porto receba a 1ª Livraria de Mulheres em Portugal, a Confraria Vermelha.

Taquicardia, nó na garganta e muitas borboletas na barriga!

Resumo: #emoçãototal :)

Já disse mil vezes que gestar este projecto através de um crowdfunding não foi uma opção e sim uma necessidade. Só sei fazer as coisas, rodeada de amigas(os)! 

Sou uma apaixonada do vamos fazer acontecer juntas(os). Talvez o seja, porque conservo quase intacta essa ingenuidade que me dá a possibilidade de me surpreender e fascinar com as pequenas coisas…

IMG_3551
Foto enviada por Almerinda Bento

Pequenas coisas como receber um email da Confreira Almerinda com uma recordação da passagem da Confraria Vermelha Livraria de Mulheres por Lisboa. Aparentemente é uma simples fotografia mas esta foto regista o espírito do #juntasfazemosacontecer. Cada um desses paus representa uma das pessoas que acredita que junt@s fazemos acontecer.

As coisas simples, partilhadas desde o coração, cheias de delicadeza, as coisas autênticas põe-me em movimento. Parir este projecto com um crowdfunding, desejar que ele tenha muitas mães (e pais) é desejar que ele seja especial.

Eu idealizei e pari o Plano A com ajuda da Plataforma PPL, a qual agradeço ter acreditado neste projecto. Mas o Plano B… é especial porque é uma gestação colectiva que nasce de uma (“nova”) palavra (que é muito mais um sentimento, uma maneira de estar na vida):

SORORIDADE

1513676_1616637641883392_5586480041184297960_n
Lisboa 2015

O PLANO B, nasce da união de pessoas que acreditam que #juntasfazemosacontecer. Pessoas que querem criar novos espaços plurais, que querem descobrir o porquê das coisas, dos contextos do mundo em que vivemos.

Se tivesse de definir o Plano B numa palavra, não tenho dúvida alguma, seria SORORIDADE. Sororidade, é sem dúvida o nexo comum entre todas as pessoas que se foram juntado a este projecto.

Ao longo destes 8 meses, a paixão pelos livros e a esperança em que a equidade e a igualdade sejam uma realidade, levaram e levam tudo à frente. É por isso, que a sororidade tem sido tão importante para colocar em contexto aquilo de que gosto, aquilo que me motiva e a partir daí, canalizar o meu esforço (e o vosso) para que possamos desfrutar da primeira Livraria de Mulheres em Portugal. Para que ser uma mulher empreendedora, não me crie obrigações e angustias. A sororidade é o que dá uma atitude positiva a este projecto pois ajuda a valorizar qualquer logro, por mais pequeno que ele seja.

O Plano B tem traçados três objectivos centrais:

  1. Financiamento necessário para arrendamento, as obras.
  2. Financiamento necessário para o licenciamento de abertura, mobiliário e material informático necessário para colocar a funcionar a livraria física.
  3. Financiamento necessário para o maisimportante aquisição dos primeiros livros.

De forma mais detalhada o projecto precisa das seguintes coisas. Algumas coisas já foram conseguidas:  dos 7500€ necessários já foram alcançados 5010€.

  • Registo da Marca
  • Logotipo/Imagem gráfica da livraria 
  • Arrendamento
  • Mobiliário
  • Programas facturação
  • Livraria Online
  • Criação do blog
  • Material gráfico e Publicidade
  • Livros para a biblioteca
  • Material  Informático
  • Livro de Reclamações
  • Despesas de abertura de Contrato da Luz
  • Despesas de abertura do Contrato da Água
  • Seguro Instalações/recheio
  • Livros para a livraria (este sem dúvida é o objectivo mais importante)
  • Terminal MB
  • Outros

Já foram alcançadas muitas metas deste projecto mas ele ainda precisa de que mais pessoas acreditem que #juntasfazemosacontecer.

Tu acreditas?

A Confraria Vermelha Livraria de Mulheres está toda estruturadinha, até tem um plano de negócio e tudo :) mas como não é totalmente um negócio, ou pelo menos não é um negócio patriarcal, também tem o plano da sororidade. Que me permite (nos permite) fazer as coisas à moda da sororidade, o que é muito mais divertido. Há mais margem para o improviso e para o desfrutar o dia-a-dia.

Por isso ao longo do Plano B fui e vou ajustando os objectivos para que eles sejam mais reias e se foquem numa só coisa:

Ter uma Livraria de Mulheres onde cada Confreira e Amigu@ possa desfrutar do seu quarto próprio e da sala de convívio de todas as cores.

Algumas pessoas podem achar que gestar assim um projecto, por varias razões, é uma contradição mas isso é porque ainda não saborearam o gosto de fazer as coisas fora da caixa e com a rede da sororidade por baixo dos pés para dar apoio e segurança. J

E tu, queres fazer as coisas fora da caixa?
Anima-te a fazer parte deste Plano B e convida as tuas amigas (os) a se juntarem a este projecto #juntasfazemosacontecer.

Um abraço da vossa  livreira,

Sem Título

Anúncios

One thought on “9º mês de gestação

  1. Pingback: #habemusnovidades | Confraria Vermelha

A tua opinião é importante

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s