Olá confreiras e amigues!!!
Como sabem, o 2º crowndfunding para abrir a 1ª Livraria de Mulheres em Portugal/Porto entra na recta final e já falta pouquinho para alcançar o objectivo (faltam 2505€).
Depois de quase 9 meses de trabalho a campanha está perto do objectivo proposto e por isso não a podemos deixar morrer na praia. O que acham de mostrarmos que #juntesfazemosacontecer?
Ajudam-me a fazer um esforço final? Vamos fazer acontecer?
Se sentirem que este projecto faz sentido para vocês ajudem a divulgar o PLANO B. Também podem enviar por email (osteuslivros@gmail.com) uma foto de apoio com um cartaz com o hashtag #juntasfazemosacontecer para colocar no instagram da Confraria. Podem ver algumas fotos aqui . :)
Para conhecerem mais um pouco do projecto Confraria Vermelha – Livraria de Mulheres pedi a Marta Carvalho, a mente criativa que concebeu o logo da livraria, para nos falar sobre o seu envolvimento no projecto e como foi o seu processo criativo.

Quem é a Marta Carvalho?
Bom, não sei muito bem responder a esta pergunta e é logo a primeira!!! Eheheh. Acho que posso resumir numa rapariga do Norte com muitos sonhos, muitos projetos, todos inspirados e orientados para as artes, as pessoas e para o mundo. Espero fazer crescer todo este universo que tenho dentro de mim e ajudar no crescimento do universo dos outros.
Como começou a tua colaboração com a Confraria Vermelha – Livraria de Mulheres?
Esta colaboração começou com a ligação a um projeto direto que eu e a Aida estávamos envolvidas na altura, o Festival Um Porto de Contos. Num encontro, a Aida fez-me o convite de trabalharmos em conjunto neste projeto inovador no nosso país, isto é, um convite para partilharmos ideias criativas e visuais para a criação da imagem da Confraria vermelha. O que aceitei com todo o prazer e honra!
Fizeste alguma pesquisa antes de começar o trabalho criativo para criares a imagem da Confraria vermelha? Onde foste buscar inspiração? Fala-nos um pouco do logo que criaste para a C.V.
Sim, é fundamental o trabalho de pesquisa. Conversei muito com a Aida nesse encontro: sobre os projetos desenvolvidos, sobre o porquê da Confraria Vermelha, o porquê do nome,… enfim, muitos porquês e muitas respostas. E penso que nos entendemos de imediato sobre o que seria o nosso ponto de partida: uma imagem que refletisse os valores da livraria, enquanto livraria de mulheres, e simultaneamente, que refletisse os valores da Confraria Vermelha, enquanto um projeto que espelhasse a Aida. A partir daí foi explorar e conhecer melhor estes valores, buscando inspiração em tudo o que me pudesse ajudar a compreender e defender melhor a identidade da C.V.
Quanto à inspiração e à imagem da livraria…. O ovo destaca-se como elemento principal do logótipo devido àquilo que representa, definindo, de uma forma simbólica, a livraria de mulheres que a Confraria Vermelha pretende ser. Porquê um ovo? O ovo é, por defenição, o símbolo universal do nascimento e da criação, da “nova vida”, associada à renovação periódica da natureza. É também símbolo da fertilidade e da eternidade, do renascimento, a renovação, a transformação, o divino e a sabedoria. Em muitas culturas este símbolo está também associado com a génesis do mundo por meio de mitos da criação pelo “ovo cósmico”, o ovo que carrega o potencial da vida criado pela Grande Mãe.
Assim, fortemente associado à mulher, este ovo representa na Confraria Vermelha a criação de um espaço que até ao momento não tinha lugar nas ruas e livrarias portuguesas. Um lugar “chocado” por mulheres e fortemente vocacionado para mulheres. Sabendo que a Aida pretende rechear as suas estantes com obras de autoras do universo feminino, vim ajudar a fazer nascer do seu ovo um “quarto próprio, onde podemos caber todas”, como diria a Aida, inspirada pelo ensaio “um quarto só para si” da Virginia Woolf.
Portanto, é óbvio que as mulheres ilustradas foram a principal inspiração. Quero dizer, foram elas que fizeram nascer este projeto! Elas são a base. E como tal, toda esta questão foi poeticamente e metaforicamente esboçada no nascimento destas mulheres através do ovo, que vêm agora ver-se a ganhar novamente forma e vida dentro da Confraria Vermelha e também inspirar o “nascimento” deste espaço. E tal como o ovo ajudou na apresentação destas ilustres mulheres, a ideia será que o ovo seja o impulsionador de um novo nascimento/renascimento para todas as mulheres que se identifiquem com a livraria.
Onde podemos conhecer mais trabalhos da Marta Carvalho?
Neste momento, podem ser visitados outros projetos na minha página do Behance: www.behance.net/martacarvalho
_____________________________________________________________________________
Em meu nome pessoal e de todas as Confreiras e amigues que acreditam que #juntasfazemosacontecer, aproveito esta pequena conversa para dar os parabéns à Marta pelo belíssimo trabalho e agradecer a sua generosidade e dedicação, enquanto criativa e pessoa. Muito obrigada Martinha por alinhares em fazer esta aventura acontecer! :)
E vocês gostaram do trabalho da Marta?
Um abraço da vossa livreira,
Pingback: #habemusnovidades | Confraria Vermelha