No post “As professoras – parte I” apresentei-vos a minha professora de Coragem, Virginia Woolf e no post “As Professoras – parte II” conheceram as minhas professoras de (Com)paixão, Elsa Morante e Natália Correia.
Hoje quero apresentar-vos a última das das minhas professoras deste curso intensivo de Jardinagem Humana para dar espaço ao meu/nosso sonho de abrir uma Livraria de Mulheres em Portugal.
Mas não se esqueçam, que esta gestação ainda não terminou, e as escritoras ainda precisam da vossa ajuda para fazer acontecer.
PROFESSORA: Isak Dinesen
DISCIPLINA: COnectividade
“Defino «conectividade» como a energia que existe entre pessoas quando elas se sentem vistas, ouvidas e valorizadas; quando elas podem dar e receber sem serem julgadas; e quando retiram sustento da relação.” Brené Brown
Percebi o poder da conectividade lendo Isak Dinesen.
Isak nutria a conectividade através dos seus contos e das suas ideias antropologicamente bastante avançadas para a época. Se observarmos a relação que Dinesen estabelecia com quem a rodeava percebemos que conectividade traz conectividade.
Se leram ou viram o filme África Minha sabem do que é que eu estou a falar! :)
Na verdade, nós estamos predispostxs para a ligação. Dizem que está na nossa biologia. Desde que nascemos que precisamos de conectividade para crescer emocional, física, espiritual e intelectualmente. Talvez por isso, senti desde o princípio que #juntasfazemosacontecer.
Envolver-nos a todes nesta aventura de Jardinagem Humana, era muito mais do que uma opção, muito mais do que uma maneira de fazer as coisas… era uma NECESSIDADE.
Necessidade de ligação, e a necessidade de ligação é mais do que uma sensação ou palpite.
Confesso, sem conectividade e sororidade não sei nem quero fazer as coisas e vocês sabem? ;)
Um abraço da vossa livreira :)