Obras literárias com cunho feministas, só se forem de uma autora mediática.

11 de MARÇO, acordei com as palavras da Patrícia Arquette na cabeça

Estava aqui a pensar no discurso que a Patrícia Arquette fez nos oscars trazendo para a ribalta a discussão do reconhecimento das mulheres no cinema, o mesmo acontece na literatura e em muitas outras expressões artísticas.

É verdade que os livros que identificamos como livros de “empoderamento feminino” têm aumentado consideravelmente mas continuam a ser em volume e variedade  de títulos incipientes.

O mercado editorial não se mostra interessado em escritoras que não têm um retorno comercial garantido. Basta observar com atenção as estantes das livrarias e rapidamente percebemos que uma grande editora, só edita um livro com cunho feministas se este estiver escrito por uma mulher mediática como possa ser a Lena Dunham ou a Chimamanda Ngozi Adiche.

Eu adoro as duas, e fico feliz que o tenham conseguido. Mas a realidade é o que vemos e vemos muito poucas mulheres representadas nas livrarias, nos prémios literários, nas mesas de debate… e é por isso que projectos que visibilizem a literatura escrita por mulheres são necessários.

Esta falta de visibilidade não é apenas a realidade de um determinado país ou continente é global, apesar de nos EUA se começarem a publicar livros, na linha do da Lena, onde outras mulheres mediáticas como Tina Fey, Amy Poehler, Mindy Kaling escrevem as suas histórias fazendo alusão a questões feministas. Relatando o mundo visto e vivido com os olhos e corpo de mulher. Falando das dificuldades no mercado de trabalho, da paridade salarial, do machismo e da maternidade.

Mas a as obras literárias escritas por mulheres são muitas mais… há muitas mais histórias que precisam de ser conhecidas, lidas… histórias de mulheres que não estão debaixo dos focos. Mulheres que diariamente tentam fazer de mundo um MUNDO.

 Não se esqueçam que continuamos em contagem decrescente 
para fazermos acontecer juntas.
Temos 3 dias para tornar este projecto uma realidade.
APOIA»» e anima os teus amigos e amigas a fazer o mesmo.

Um abraço da vossa livreira vermelha ;)

Image and video hosting by TinyPic

© Confraria Vermelha – Livraria de Mulheres, 2015

Anúncios

A tua opinião é importante

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s